White day

Fotos de um domingo em que Londres ficou coberta pelo branco mais fotogênico que existe. Bonito de se ver, e não vou mentir que me abriu um sorriso quando vi que de repente, o dia amanheceu assim e deu início a semana mais fria de inverno do ano.

IMG_2560

E claro que eu não pude deixar de registrar a nossa primeira neve e aproveitar já que ela raramente aparece por aqui.

image

IMG_2519

image

IMG_2505

IMG_2588

IMG_2612

IMG_2526

IMG_2622

IMG_2506

IMG_2553

IMG_2615.JPG

IMG_2543

 

Desculpem a quantidade excessiva de fotos mas não consegui me conter e quis compartilhar todas desse momento inesquecível.

 

s2.

 

 

 

 

Algumas tradições do Natal em Londres

Esse será nosso primeiro Natal em Londres e além do tradicional que estamos acostumado no Brasil, alguns costumes deles por aqui me chamaram a atenção e por isso resolvi compartilhar com vocês.

Dia de Natal: Comer e beber também é tradição por aqui, mas o Natal é comemorado dia 25 de dezembro e não dia 24, como no Brasil. A festa começa de tarde e vai até a madrugada.

Normalmente, a ceia é composta principalmente de peru recheado, couve de bruxelas, batatas assadas e molho de crambery. As sobremesas tradicionais são Christmas pudding (bolo feito com muitas frutas secas e conhaque), trufa de morango (massa de pao de ló, gelatina, morango e mingau) e Mince pie (tortinha de passas com canela) servida com creme de leite.

Nada funciona: O país todo para dia 25/12. Todo o transporte público de Londres para nesse dia, inclusive os taxis pretos. Quem precisar se locomover conte em pagar caro. Supermercados, atrações turisticas, museus, tudo fecha. E isso se estende para vários lugares no dia 26/12. É a única época “sagrada” aqui, então se vier a turismo esteja ciente disso.

 
Suéter de Natal: Um dos rituais mais típicos no Reino Unido é comprar ou fazer o famoso suéter de natal. É o que mais se vê nas lojas e nas ruas. Flocos de neve, renas, biscoito e gengibre, papai noel e os que acendem (sim tem os de pisca-pisca). Esses são os mais populares no modelito obrigatório de fim de ano. Usado por todos, crianças, adultos de qualquer idade e até animais de estimação sai com roupinhas de rena ou papai noel.
Quanto mais perto do Natal, mais fácil avistar alguém usando.
Foi-se a época em que as peças eram consideradas presentes constrangedores, tricotados por tias e avós. Agora, os suéteres natalinos aquecem as vendas e viraram protagonista nos ambientes de trabalho (geralmente nos escritórios o pessoal faz o dia de usar o Christmas jumper, tem concurso pra ver qual o mais cafona e tudo mais).

170955693

(Picture: Getty)

 

PicMonkey Collage2
Eu particularmente acho muito fofo e quero ter um :).

 

Christmas Crackers: Em todas as lojas que eu passava eu via esses “bombons” (como eles chamam) de papel e não fazia idéia para que servia, até ver na internet do que se tratava.

– O Natal não é inglês se não tiver o Christmas Cracker.

Os Christmas Crackers devem ser estourados no dia de Natal (cada pessoa segura de um lado do cracker, em uma roda de pessoas, e todo mundo puxa ao mesmo tempo), e dentro deles tem umas bobagens, uns presentinhos. Mas mais importante que os presentinhos são as coroinhas de papel (que todo mundo tem que colocar na hora de comer) e as piadinhas.

 

Luzes de Natal: As decorações da cidade se concentram no centro, principalmente na rua Oxford, um dos comércios mais populares do país, onde milhares de pessoas se esmagam para comprar os presentes todos os anos.

Ascender as luzes de Natal em si já é um evento. Mesmo em pequenas cidades do interior, celebridades são convidadas a acender a iluminação natalina. Muitos moradores enfeitam suas casas também. A cidade fica muito bonita, isso não pode negar.

Oxford-Street-Christmas-Lights-switch-on

Oxford Street

 

Discurso da Rainha: No Brasil, tem o especial de Natal do Rei, e aqui tem o especial de Natal da Rainha,rs. Ela faz o seu discurso todo ano no Natal, é tradição e todo mundo vê.

É único vivenciar essa época aqui, tudo respira esse clima natalino. Só faltou a neve para me deixar mais feliz. 🙂

Gostaram das tradições?

Qual país não tem breguice natalina para chamar de sua, né?

Um Natal maravilhoso pra todos vocês!

🙂

Lar

Após 5 meses na tão sonhada Londres as coisas começaram se ajeitar… Não é nada fácil começar uma vida do zero e se encaixar nas burocracias do País.
Hoje vou falar um pouquinho sobre acomodações e minhas experiências nesses 5 meses.
Londres é uma das cidades mais caras do mundo quando o assunto é aluguel. Então esse será o maior investimento para quem pretende morar aqui.

 
É bom saber que Londres é dividida em 6 zonas, sendo a 1 a mais turística e cara. Quanto mais afastado do centro, mais barato tende a ser o aluguel… Mas mais caro fica o transporte. Na hora de decidir onde morar, é bom colocar no papel todos os gastos e ver se alugar um quarto ou apartamento na zona 5 vale realmente mais à pena do que um na zona 2 (às vezes um apartamento mais afastado e muito barato, pode sair mais caro do que um central que precise de menos transporte). Depende do que você vai fazer e do tempo de irá ficar por aqui.

plano-zonas-londres
Aqui diferente do Brasil as casas costumam ser compartilhadas então é muito comum alugar quartos, uma opção mais acessível para início ou pra quem está com a grana mais apertada.

Geralmente o contrato de aluguel é mensal, mas muitos lugares, principalmente quando se aluga quarto, é cobrado por semana.

IMG_2468.JPG

vista da nossa janela.

Quando chegamos aqui nós alugamos um quarto e ficamos 2 meses compartilhando casa. É uma experiência e tanto, morar com pessoas com cultura totalmente diferente da sua.

Após estarmos situados e com o visto do meu noivo em andamento resolvemos dar o segundo passo e morar em um flat sozinhos (enfim a sonhada privacidade e a cozinha só pra mim).

2

Também é muito comum morar em studio ou flats pequenos, pois sim, o aluguel é o que mais pesa por aqui, o bom que a maioria das casas já vem mobiliada, então uma preocupação a menos. É só entrar e morar.

 
Para ter uma idéia de valores o Gumtree é o site mais popular do Reino Unido. Tem uma oferta gigante de quartos e flats como também tudo o mais que você possa imaginar. O legal dele é que você vai encontrar muitos anúncios de pessoas e não só de agências, que tendem a ser mais burocráticas. O lado negativo é que golpes não são raros no Gumtree. Mas, vale o de sempre: fique atento e desconfie de ofertas boas demais para serem verdade. No mais, Gumtree é ótimo.
Demorou um pouquinho mas agora temos um lugar só nosso para chamar de Lar. Pequeno mas muito aconchegante, a primeira conquista, a primeira “casa” e a experiência de morar sozinha.

1

Logo ela ganhará mais nossa cara. Ta faltando quadros e muitos vasinhos por aqui :).

 
E por ai, como vai a casa, a vida?

O tempo passa rápido demais!!!

Yay!!! Meu Deus como o tempo passa. Já fazem 6 meses desde o último post e muita coisa aconteceu.

Quero deixar esse cantinho mais atualizado agora e vou me cobrar mais para isso acontecer.

Masss vamos as novidades neh!

Já estou na tão sonhada terra da Rainha!!! Minha cidadania saiu em Julho e deu tudo certo. Passaporte vermelho em mãos e felicidade define.

 

image

🙂

 

Só tenho a agradecer as pessoas que fizerem parte desse processo e que estavam ao meu lado nesse tempo, que apesar de estar viajando e conhecendo muitas coisas novas, foi também bem difícil, ficar sozinha, longe de casa e das pessoas que eu amo, mas fiz muitas amizades conheci várias histórias e sonhos bem parecidos com os meus e foi um período muito legal.

Após tudo finalizado era hora de partir para a aventura mais esperada. Londres.

image

Primeira viagem de avião sozinha e o friozinho na barriga foi grande.

 

Confesso que o primeiro dia foi um baque. Mas logo fui me acostumando a diversidade de culturas e costumes e ai foi só aproveitar a semana para turistar neh!

Meu noivo veio 2 meses antes então ele já tinha arrumado um quarto pra gente (vou falar sobre acomodação em outro post). No segundo dia fomos bater perna pela cidade que estamos morando, conheci o centro, shopping, mercado e os preços confesso que são tentadores… deusss como é barato… mesmo em libras ainda sai bem mais barato. Quero mostrar minhas lojas favoritas aqui também.

 

image

Primeira foto tirada na terra da Rainha.

 

Estamos morando a 30 minutos de trem do centro de Londres e eu não via a hora de pegar o trem e correr para ver tudo que eu sonhava conhecer. Não da pra fugir da ansiedade de conhecer Londres de verdade ( Big Ben, London Eye, Tower Bridge, os palácios, parques…), é muita coisa e vou postar tudinho logo por aqui.

image

Big Ben, visto de cima da London Eye.

IMG_4585

London Eye.

Processed with VSCOcam with a6 preset

Meu sonho era ver essas cabines, a decepção foi saber que são utilizadas como banheiro público. :/

IMG_5768

Picadilly Circus, melhor lugar.

 

Bom vou ficando por aqui para esse post não ficar muito longo.

Quem tiver dúvidas sobre cidadania, viajar pra o exterior, Londres, ou qualquer outra dúvida é só deixar nos comentários.

Obrigada pessoal! Espero vocês nos próximos posts 🙂